terça-feira, 10 de maio de 2011

SERENIDADE

.
Fotografia / Sentidamente

AINDA O TEJO

Hoje colho das águas
o sereno gosto do embalo…
Sem ondas, sem vento,
domina um sono de além…

O bote, ancorado na corrente,
ensaia passos de dança,
ritmando o vai e vem…

Cintila o rio, no esquecimento
dessa eterna função de estrada.
Algures, um brilho mais intenso
lembra alguma estrela afogada,
fugidia ao firmamento,
no risco da última madrugada…

Implícita, voga a esperança,
pois a espera sempre a tem.
Muito longe, anda a guerra
e o nefasto que contém…

Sem lembranças, sem passado e sem presente,
ameno a alma e purifico o coração.
No palco, onde a natureza impera sobre a gente,
sou esquecido cenário em construção
e deixo-me embalar suavemente.

Jesus Varela

11 comentários:

  1. Lindo, serenidade nome bem escolhido, também é o que se sente ao ler o poema.
    Deixo aqui o meu agradecimento pela mensagem, foi tudo muito bonito, pena não ter a amiga por perto, mas outra oportunidade surgirá, de qualquer modo a minha gratidão por ter expressado toda a vontade de estar.

    Beijinho e melhoras rápidas.

    natalia nuno

    ResponderEliminar
  2. Minha querida

    Embalada nas tuas palavras e na serenidade da imagem...deixo o meu carinho num beijinho.

    Sonhadora

    ResponderEliminar
  3. Também me senti embalada, na tua poesia.
    Transmitem-me Serenidade, as tuas palavras, minha Amiga.

    Um abraço*_*)^_^)

    ResponderEliminar
  4. huuumm... como é bom sentir-vos, ondas. como é bom o cheirinho que me trazem fazendo com que o meu peito se encha com a vossa frescura. como é bom sentir a suavidade com que abraçam os meus pés em vocês mergulhados. como é bom a cor que dão aos meus olhos com o vosso brilho. como é bom viver o segredo que conseguem guardar e que habita no vosso fundo. como é bom sentir a vossa indiferença por todos os outros ruídos que não sejam os vossos, esses vossos que me convidam a partilhar, a saborear, todo o vosso encanto, com os meus olhos fechados, e com a segurança de que tenho a vossa companhia, a vossa proteção. como é bom ver a vida que existe neste vosso espaço.

    desculpa Amiga,
    imaginava-me nesse paredão

    ResponderEliminar
  5. Amigos!
    Natália: Fico muito contente popr tudo ter corrido tão bem no lançamento do seu livro de poemas. Não pude estar presente mas lembrei-me de si nesse momento. É como diz numa próxima estarei lá. Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Amiga Sonhadora!
    Após momentos de tensão, a serenidade é um bálsamo! Talvez a bonança que procede a tempestade. Foi assim, depois de uma intervenção cirurgica. Penso que agora tudo estará bem.
    Um beijinho para ti com carinho.

    ResponderEliminar
  7. Teresinha!
    Sei que deixaste um comentário e li-o. Mas no dia seguinte já cá não estava. Juro que se fui responsável pelo seu desaparecimento foi involuntáriamente. O meu computador não anda bem. Conto ir ao Alentejo no próximo fim de semana. Vou telefonar-te quando tiver mesmo a certeza. Talvez nos possamos encontrar.
    Um grande abraço com saudades.

    ResponderEliminar
  8. Amigo Retrato!
    Também com o seu comentário aconteceu o que justifiquei anteriormente. Peço-lhe desculpa. Fiquei com muita pena porque me deixou um texto poético tão bonito!Este meu post ficou mais pobre.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  9. Senti a falta das lindas palavras dos seus poemas, estou contente com o regresso.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Amiga,

    obrigado pelo elogio, mas não se culpe, nem ao seu PC. o problema esteve numa manutenção da equipa Blogger, que durou 2 dias, Quarta e Quinta Feira da semana passada.
    prejudicou muitos bloguistas, que ficaram sem conseguir recuperar post's e comentários.

    deixo um Abraço

    ResponderEliminar
  11. A serenidade do embalar das águas na transparência da palavra que se inscreve de luz e de sentido! Mais um poema encantatório para me seduzir e elevar completamente. Obrigada. Bjs.

    ResponderEliminar