domingo, 1 de agosto de 2010

ESCURIDÃO

.

Fotografias / Sentidamente
.
Há muito que o sol se foi!
Deixei-me ficar pacientemente
a receber o ténue calor da lua…

Quanto à luz, não me importei.
Ela era mais nobre, mais doce e discreta…

Distraída, deixei que uma nuvem tapasse o luar
e esqueci-me de acender uma vela.
Não pedi mais luz, não procurei mais calor.
E os olhos cerraram-se no escuro.
E os sentidos sumiram-se tiritando.

Sol… Lua… Nuvem…Vela…
Que importa?
Quando tanto é já passado
e quanto ficou perdido,
não mais será recuperado!

Jesus Varela

17 comentários:

  1. Minha Querida, nada no nosso Universo se perde, e tu ao tiritares não tiveste presente que a Lua é fria, e a sua missão é só iluminar o SOL que sempre fervilha em NÓS !!!
    Um Xi

    ResponderEliminar
  2. A luz é magia da noite, paz.
    Beijo Lisette

    ResponderEliminar
  3. sempre atenta ao passar dos dias e daí retirar beleza, na foto e nas palavras.
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Apaixonantes as fotos.

    O Luar, esse...não tem dúvida, é luz que mexe no brilhar dos nossos olhos.
    Nada está perdido quando é pensado, recordado.

    bj...nho

    ResponderEliminar
  5. Minha querida
    muito belo e sentido poema, a recordação vive em nós e no tempo.

    Beijinhos
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  6. E na escuridão, surgiu essa Luz que encanta poetas e sonhadores.
    Lindo o teu poema, adorei Juja.

    Abracinho apertado*_*)

    ResponderEliminar
  7. Olá!
    Quase que não lhe conhecia um poema de teor pessimista... Mas este está tocante, envolvente. Fiquei também eu a tiritar na escuridão, sem luar, naquela escuridão de desamor onde se sucedem apenas os desmandos de uma vida. Adorei parttilhar consigo este momento de "mágoa".
    Eu ando muito magoada, tenho sofrido desilusões que me abalam por inteiro e me lançam na escuridão de onde tento, com toda a minha força, reeguer-me. Mas não é nada fácil, nada fácil... Acontece, porém, que nunca fui muito optimista e o mundo está-me sempre a desabar. Ultimamente, tem sido de mais!
    Dou comigo a dizer "esta vida já nada tem a ver comigo... É como se uma outra realidade, um outro ambiente, outras gentes surgissem agora e tudo se alterassem, mas para muito pior..." . Desculpe os desabafos, mas estava a precisar e, se estou só, aqui encontrei espaço para eles.
    Jinho grande e até sempre.

    ResponderEliminar
  8. Compreendo essas mágoas...mas se me é permitido, dir-vos-ei que a vida me ensinou a olhar com amor e sorrisos cada hora, cada dia...e houve mortes, doenças, desamores, saudades e tantas "COISAS".Até nem dou pelas rugas...beijinhos!

    ResponderEliminar
  9. Zé! Este Universo é de facto uma maravilha! Tudo tão coordenado e sempre com uma razão de existir. Na minha pequenez esqueço-me disso e vegeto nesta dimensão de animalzinho egoista e só olho para dentro de mim.

    beijinho

    ResponderEliminar
  10. Lisete! Grata por ter tido oportunidade de a conhecer (virtualmente). Já visitei o seu blog e achei muito bonito quando se tenta homenagear um ente amado, desaparecido precocemente por incúria de alguém, denunciando abusos e alertando potenciais vítimas. A Alexandra certamente, lá donde estiver, setirá orgulho pelos pais.

    Um abraço solidário.

    ResponderEliminar
  11. Raquel!
    Nem sempre sou atenta! Mas gosto de registar momentos. Por exemplo: No início duma noite, quando vinha de deitar o lixo nos contentores, vi a lua espreitando por cima do meu telhado e não resisti a ir buscar a máquina. Assim surgiu a primeira foto. A outra, tirei-a da janela dum hotel em S. Pedro do Sul.

    Obrigada! Beijinho

    ResponderEliminar
  12. Sérgio Figueiredo! Na verdade o que passou não se perde completamente pois regressa quando recordado. Mas tudo é uma sequência de causa e efeito e aí nada há a fazer!... Por vezes, amarga não podermos voltar atrás e refazer tudo de novo. Por outro lado, consola sabermos que sendo a intenção outra, a consequência não será uma culpa absoluta.

    Até sempre. Um abraço

    ResponderEliminar
  13. Olá Sonhadora!
    De facto a recordação vive em nós e o tempo é nesse processo um factor fundamental. A recordação só o é, porque o tempo passou transpondo as vivências que foram presente para outra dimensão, onde continuam a existir. Mas o tempo faz mais. Por vezes adoça a recordação e o que pareceu insignifcante ganha valor. Também as más lembranças se vão tornando mais ténues ao longo do tempo.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  14. Querida Teresinha!
    Luz e escuridão, verso e reverso da mesma medalha. A medalha é linda de qualquer dos lados mas precisa ser iluminada. A luz significa a exuberância e a alegria. A escuridão, representa a tristeza mas surge a Lua com a sua luz mágica e prateada. Embora regando de nostalgia a paisagem, também lhe empresta fascínio. Como se pode ficar indiferente? A escrita regista o sentir.

    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  15. Olá Fátima!
    As suas palavras são sempre bem vindas seja qual for a tonalidade traduzida. Entendo o seu desabafo. Há alturas assim, e também temperamentos menos optimistas. Identifico-me em muito com o que diz. Mas considero-me lutadora e não desisto. Procuro caminhos e ainda acredito. Quando uma esperança se apaga, planto outra… Por vezes pouco podemos fazer para mudar o que de fora nos atinge mas podemos sempre revestir as nossas defesas. Nada disto é fácil. Não me considero vencedora embora também não seja vencida. Digamos que prossigo na luta.

    Um beijo com ternura

    ResponderEliminar
  16. Olá Céu
    Essa é a atitude correcta. Ainda bem que consegue pô-la em prática. Todos encontramos em maior ou menor grau, dificuldades e amarguras mas temos formas diferentes de as ultrapassar. Podemos alterar muita coisa através da disciplina mas mudarmos por completo a nossa forma de ser, sentir e reagir, não me parece possível.

    Grata pelo optimismo que sempre coloca no que me deixa. Um beijinho

    ResponderEliminar
  17. Sempre que conseguimos ausentar-nos de nós e ficar por um pouquinho que seja longe de tudo,
    wsquecemos o Mundo e deixamo-nos sonhar, bem que precisamos.
    Eu passo muita vez, para ler e sempre fico rendida à sua escrita, perdoe se não comento muito, mas me dá muito prazer vir até cá.

    beijinho

    ResponderEliminar