sábado, 17 de abril de 2010

É UM HOMEM QUEM O DIZ...

.
Fotografia / Sentidamente
.
A GRIPE E OS HOMENS

Pachos na testa, terço na mão,
Uma botija, chá de limão,
Zaragatoas, vinho com mel,
Três aspirinas, creme na pele
Grito de medo, chamo a mulher.
Ai Lurdes que vou morrer.
Mede-me a febre, olha-me a goela,
Cala os miúdos, fecha a janela,
Não quero canja, nem a salada,
Ai Lurdes, Lurdes, não vales nada.
Se tu sonhasses como me sinto,
vejo a morte nunca te minto,
Já vejo o inferno, chamas, diabos,
anjos estranhos, cornos e rabos,
Vejo demónios nas suas danças
Tigres sem listras, bodes sem tranças
Choros de coruja, risos de grilo
Ai Lurdes, Lurdes fica comigo
Não é o pingo de uma torneira,
Põe-me a Santinha à cabeceira,
Compõe-me a colcha,
Fala ao prior,
Pousa o Jesus no cobertor.
Chama o Doutor, passa a chamada,
Ai Lurdes, Lurdes nem dás por nada.
Faz-me tisanas e pão de ló,
Não te levantes que fico só,
Aqui sozinho a apodrecer,
Ai Lurdes, Lurdes que vou morrer.
.
António Lobo Antunes
.
(Dedico à Zé Portugal)

5 comentários:

  1. minha querida
    Maravilhoso poema, um retrato fiel...os homens que me perdoem, mas com uma constipação vão morrer.
    Lindo.

    beijinhos
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  2. Sabe lá como gosto deste poema do Lobo Antunes. É fantástico e revela-nos aquele lado "medricas" dos homens perante as doenças, em que as Lurdes são verdadeiras santas milagreiras!
    Leio-o sempre no dia da mulher, à laia de brincadeira, na sala de professores. Há que goste e há quem desgoste... Até sempre. Jinhos.
    Banalidades

    ResponderEliminar
  3. Conheço e acho giríssimo.
    Quem diria o Lobo Antunes, tão fora do seu estilo!
    As pessoas guardam sempre um trunfozinho (ó diacho, é com "o" ou com"u") na manga...
    ;)

    ResponderEliminar
  4. Conheço este poema de Lobo Antunes e acho o máximo!
    É bem o "retrato" de quase todos os homens perante a dor e a doença.
    "faz-me tisanas e pão de ló..." (está demais)

    xi-coração para ti;)

    ResponderEliminar
  5. Juja sinto-me fragilizada pela tua dedicação e dedicatória - o "Meu Escritor" é realmente perturbante na forma como SEMPRE escalpeliza o Ser Humano !

    ResponderEliminar